quinta-feira, 28 de julho de 2016
Em condições normais, a maior parte dos gases que formam o peido vem da nossa boca. Apenas 10% desses gases surgem na fermentação do alimento ao longo do nosso intestino grosso. O resto nada mais é do que ar que engolimos sem querer durante a alimentação ou mesmo bolhinhas de ar presente na saliva ou em bebidas gaseificadas (refrigerantes e cerveja, principalmente). Esses gases percorrem todo o tubo digestivo até encontrarem os gases produzidos pela acção de bactérias sobre a comida. Juntos, esses gases chegam à ampola rectal - a última parte do tubo digestivo, que termina no ânus - e ali ficam comprimidos até você abrir uma brecha para eles saírem e empestarem o ambiente. Isso acontece de 12 a 25 vezes ao dia (você peida dormindo, sabia?), liberando ao todo de 1 litro a 1 litro e meio de gases. E se você pensa que homens peidam mais do que as mulheres, está redondamente enganado. Peido não escolhe sexo, mas mulheres, de uma forma geral, têm mais vergonha de aliviar seus gases em público. Cheiro e som tampouco escolhem sexo. O cheiro depende do que você comeu e o barulho é uma junção de factores. "É uma correlação entre a velocidade de liberação, a contracção do esfíncter (a válvula que controla o abre e fecha do ânus), a umidade local e a quantidade de gordura das fezes, que lubrifica o tubo digestivo", afirma a gastroenterologista Luciana Camacho-Lobato, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O QUE ACONTECE COM O PEIDO QUANDO VOCÊ O SEGURA?
Ele volta para o intestino, até ter uma nova chance de escapar e ganhar o mundo. Muitas vezes a liberação acontece à noite, quando você está dormindo. Segundo os médicos, não há problema em prender um traque ou outro, mas quem faz isso com frequência corre o risco de ter distensão abdominal e dores de barriga.
POR QUE ELES SÃO FEDIDOS?
Por causa de compostos malcheirosos, como enxofre, ácido graxo e sulfetos, produzidos durante o processo de digestão dos alimentos pelas bactérias presentes no intestino. Ovos e carnes geram "rojões" fedorentos por serem ricos em proteína, cuja fermentação produz grande quantidade de enxofre e sulfetos de hidrogênio e carbono, que cheiram a ovo podre. Alimentos gordurosos também são campeões da fedentina, pois provocam a formação de grande quantidade de ácidos graxos, outra substância nada aromática.
QUAL É A NOSSA PRODUÇÃO DIÁRIA DE PEIDOS?
Por volta de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 peidos. "Eles são liberados a qualquer hora do dia ou da noite, quer estejamos acordados ou dormindo", diz o cirurgião-geral André Martins Barros, do Hospital Sepaco, em São Paulo. Todo mundo peida - até a gostosa da escola. E tem mais: algumas pessoas liberam puns mesmo depois de mortas!
Leia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Procurar
Siga-nos no Facebook
Os 8 + Acessados da Semana
Categorias
Arquivos do Blog
-
▼
2016
(90)
-
▼
julho
(20)
- Bill Gates oferece ao Youg Thug 9 Milhões de Dolar...
- Como se forma o Peido?
- Por que algumas vezes o peido faz barulho e em out...
- Pontas de Lança - Maquinag (feat. Blaze)
- Lloyd Kappa ft Puto Júnior
- Comer melhor ajuda a ter sucesso nos estudos
- EDM está a cobrar a dívida pública?
- Nelson Freitas - Four (Álbum) [Download]
- Mimae separa-se de Puto Junior
- Fumar Reduz Fertilidade Masculina
- Saiba porquê Cristiano Ronaldo não pode ganhar a B...
- Eddy Tussa abandonará o mundo da música para servi...
- 16 Cenas anuncia sua volta nas batalhas do Rápodromo
- 10 Segredos de longevidade
- Cabeçudo - Panda (Remix)
- Dark Money Gang ft. Barnabizzol
- Júlia Duarte :Louca
- MLP ( K9 & Bilimbao)
- DJ Ardiles - Uma Cerveja, Um Bloco
- Danger Fly ft. Zill Tyga- Baby Sexy
-
▼
julho
(20)
Com tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Enviar um comentário